Casa-Museu Pedro de Sousa Biografia

pedro-de-sousa

“Gosto de gravar em madeira e metal, utilizando processos simples, porque são técnicas que obrigam a uma disciplina de concepção e a um ritual manipulatório que tornam as escolhas quase irrevogáveis”

— Entrevista a Rui Mário Gonçalves Jornal de Letras 30 de Julho de 1991

“[…] Pedro de Sousa também o faz, só que ele visualiza os monstros da sua inquietação, venham eles de uma longa tradição ocidental que remonta à Idade Média passando por Jerónimo Bosch, nasçam eles do mais imediato real quotidiano como as larvas numa chávena de café.
[…] Imagem e matéria são inseparáveis nestas gravuras nascidas a partir do coração de uma matéria chamada madeira, nascidas a partir do gesto de um artista que sabia bem, como disse um poeta, que para os seus gestos e imagens só havia uma saída e que esta era “pelo fundo” cada vez mais intenso de cada imagem”

— José Luís Porfírio in “A Escolha Irrevogável - As Xilogravuras de Pedro de Sousa”

auto-retratoAutoretrato, 13/83, Fevereiro de 1987.

Pedro Henrique Santos de Sousa nasceu em Lisboa em 1950. Estudou Arquitectura na ESBAL de 1968 a 1970, quando se exila em Paris para evitar a Guerra Colonial. Nesta cidade começou por frequentar a Faculdade de Medicina e depois a Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts onde, em 1975 concluiu o curso de Artes Plásticas, ganhando o prémio Rocheron e participando numa exposição colectiva de jovens artistas. Regressou então a Portugal, onde recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1977 torna-se professor, leccionando primeiro em escolas preparatórias e depois, desde 1990 na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha.

Exposições individuais dos seus trabalhos ocorrem em Lisboa, em 1978 e Sintra, em 1991. Foi co-fundador da Associação dos Artistas Almadenses, participando nas suas exposições entre 1979 e 1984. Recebeu uma menção honrosa na Bienal de Caldas da Rainha em 1993. Morre em 1994 em Coimbra.

As suas obras foram doadas à Fundação por sua mulher e seu filho, Magda Avelar Pinheiro e André de Sousa.

pedro-de-sousa2

Clique aqui para ver uma cronologia da vida de Pedro de Sousa.