Fundação Apresentação

A Fundação Passos Canavarro - Arte, Ciência e Democracia nasce do desejo familiar de procurar preservar através do Tempo o património imobiliário com raízes históricas, políticas e culturais no dealbar do século XXI, numa perspectiva social mais alargada, de abertura ao público em geral.
Esta Fundação procura, conservando as raízes do passado, oferecer espaços amplos e abertos à criatividade das gerações presentes e futuras.
Criada em 2000* teve, ao longo dos seus primeiros anos de existência, acções no domínio da arte, da ciência e da democracia, indo desta forma ao encontro dos seus objectivos estatutários:

• A defesa do património histórico-cultural numa constante actualização conceptual.
  • A investigação aplicada no domínio de ciências diversas na óptica do desenvolvimento.
  • E o aprofundamento da democracia.

Em 2010, após uma primeira década de afirmação regional e nacional, iniciou as obras de restauro e reabilitação da sua Sede, situada na Alcáçova de Santarém, e na sua adaptação a Casa-Museu, que inclui – além da doação do Fundador - a exposição das obras de pintura da Francesa Mimi Fogt e das xilogravuras de Pedro de Sousa que lhes foram doada.

--------------------------------------------------------

* A Fundação foi Instituída a 22 de Fevereiro de 2000 no 16º Cartório Notarial de Lisboa. O ses Estatutos foram publicados no Diário da República, III Série, N.º 84 de 8 de Abril de 2000 e foi reconhecida pelo Governo de então através de decreto publicado Diário da República, II Série, N.º 227, de 30 de Setembro. A sua apresentação pública teve lugar a 16 de Dezembro no Hotel Corínthia, em Santarém.