Desde que foi criada a loja da Casa-Museu era nosso objectivo oferecer aos visitantes, além de obras de artistas, os produtos que melhor representam a região: os vinhos e os azeites. Numa primeira fase, e em colaboração com a CVR Tejo, comercializamos alguns dos melhores vinhos produzidos na região.

azeite-choufarra

É com agrado que informamos que, a partir de hoje, temos à vossa disposição o Azeite Choufarra, produzido pela Casa Agrícola Rui Soares Lopes.

Trata-se de um azeite produzido num olival plantado, em terrenos calcários, em 1983, na variedade galega e que foi premiado recentemente na Feira Mundial dos Azeites, em Paris.

Brevemente procuraremos ter, à Vossa disposição outros produtores assim como dos melhores vinagres produzidos no Ribatejo.

A Azeitona Galega

azeitona-galega

A Galega é uma variedade portuguesa muito rústica, vai bem na maior parte dos solos nacionais. Aguenta solos mais frios e argilosos, suporta melhor as agressividades do clima, e devido aos seus grande porte e sistema radicular explora melhor o terreno e é menos exigente quanto a nutrientes. Resiste melhor aos solos infectados. É atreita à tuberculose, cercosporiose, cochonilha e fumagina; susceptível à gafa e ao ataque da mosca da azeitona.

Embora com menor funda, produz um azeite de qualidade superior, aprovada em algumas zonas de Portugal para produção de azeite DOP (Denominação de Origem Protegida).

Fonte: http://slodis.com/produtos/agrodelta/azeitona-galega/ e http://www.choufarra.com/o-olival-da-choufarra/