Passos Manuel e Garrett Passos Manuel Requiem à memória de Passos Manuel

cd-requiemClique na imagem para ver um vídeo com o 6º andamento

A 24 de Janeiro de 2004, na Sede da Fundação Passos Canavarro, o Presidente da Fundação Passos Canavarro o compositor Eurico Carrapatoso e o mecenas Luís Filipe Caldas Nobre da Veiga assinaram, na sede da Fundação, em Santarém, um protocolo para a encomenda de um "Requiem à Memória de Passos Manuel" que foi entregue no dia 14 de Outubro desse mesmo ano.

A primeira audição mundial do Requiem realizou-se no dia 18 de Janeiro de 2006, na Igreja da Graça, em Santarém, tendo sido interpretada pela Orquestra Nacional do Porto e pelo Coral Sinfónico Lisboa Cantat e foram dirigidos pelo Maestro João Paulo Santos. Contando com a presença de diversas individualidades: Dr. Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, Dr. Mário Vieira de Carvalho, Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém e do Deputado João Bosco Mota Amaral, anterior Presidente da Assembleia da República.

A 19 e 21 de Janeiro o concerto foi interpretado, respectivamente, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e na Casa da Música, no Porto.

A 18 de Janeiro de 2008 o CD do “Requiem à Memória de Passos Manuel” foi lançado, na Sede da Fundação, em Santarém. A edição produzida pela Numérica só foi possível graças aos apoios da RTP (Antena 2) que cedeu a gravação do concerto realizado na Casa da Música, no Porto. A 19, 27 e 31 de Janeiro o mesmo CD foi lançado, respectivamente, nas FNAC de Cascais, do Chiado e de Alfragide.

Comprar:

• CD: 15€ (IVA incluído à taxa legal em vigor)
  • Aluguer da partitura “Requiem à memória de Passos Manuel” Eurico Carrapatoso: 500€ (+IVA)

Outros links de interesse:

Artigo do jornal Público de 17-01-2006

Crítica no jornal Expresso de 23-02-2008 (PDF)

Artigo do jornal O Mirante de 17-01-2008

Críticas sobre Eurico Carrapatoso na Meloteca (PDF)

Informação técnica no Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa